Olá meus leitores, este é a minha 1ª postagem nesse ano de 2011. Eu até queria ter postado umas ou duas coisas antes, mas a falta de imagem ou minha memória curta me atrapalharam. Bom, começarei este ano com um post light, e apesar de alguns de vocês gostarem das minhas críticas, tentarei escrever post mais leves, a não ser que algumas coisas que precisam ser criticadas apareçam na minha frente, ai criticarei-as. Ah, outra coisa: por favor, independentemente de você seguir ou não o meu blog, comente meus posts. Eu gosto de comentários, mesmo que contrários aos posts. Me ajudam a crescer e a me desenvolver como blogueiro amador que sou. E estou precisando de um pouco de auto-estima, porque a minha ta começando a baixar...
No dia 10 de fevereiro deste nosso 2011, comecei na faculdade. Finalmente. Não foi a minha primeira escolha de faculdade (até porque é particular) e nem de curso (mas devido à várias mudanças de opinião e argumentação, foi o que escolhi): estou fazendo Comunicação Social, com especialização em Radio e TV na Faculdade Rio Branco. O que faz de mim um... Riobranquiano?
Comecei na facul numa quinta, mas os primeiros dias são mais "apresentativos" da faculdade: organizações dos alunos, apresentação dos coordenadores e conhecimento da própria faculdade. Bom, isso foi na quinta e na sexta (dias 10 e 11). Comecei oficialmente minhas aulas na segunda (dia 14) numa pequena sala, que logo vimos que não nos serviria, já que a turma de Radio e TV está junta com a de Publicidade e Propaganda e Editoração (minha primeira opção de curso) devido ao fato de que no 1º ano termos as mesmas matérias (Jornalismo e Relações Públicas também, mas esses cursos ficaram juntos porém separados de nós). A faculdade fez isso para o caso de alunos ainda não muito certos sobre seus cursos (como é o meu caso) decidirem mudar de curso (desde que seja um desses). Então, numa eventual mudança, não haveria perda nenhuma de conteúdo. Ponto pra Rio Branco. Realmente um diferencial. E dos bons.
No decorrer desta semana, conheci meus professores, juntamente com meu horário de aulas. São dos tipos mais variados: uma senhorinha com mestrado e doutorado na USP, um barbudo que puxa os "r"s, num sotaque "transilvânico", uma mestra em marketing, um mais jovial que descreve a teoria da comunicação, uma doutora em literatura brasileira (que pra mim não significa muita coisa) que já morou na África e um intelectual um pouco casca grossa, que prefere ser nosso diabinho do que nosso anjinho. Alguns deles somente explicaram sobre como seriam suas aulas e como a faculdade funciona em certos aspectos. Outros já começaram a puxar um pouco mais a matéria e um deles destrambelhou a despejar conteúdo e livros para lermos. Adivinhem quem? Acertaram: o casca grossa.
Alguns alunos que terminaram o curso de Publicidade e Propaganda e Radio e TV no ano passado vieram nos apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (os famosos e temidos TCCs). Um proposta de parceria com a escola de inglês CNA do pessoal de PP e um curta-metragem sobre a Rua Augusta do pessoal de RTV. Interessante a proposta e a abrangência do TCC de PP, assim como a apresentação de dados e todos os benefícios que teriam na parceria, um excelente trabalho (e eles disseram que era só uma parte, pois o TCC era muito longo e chato, e não gostaríamos de ver tudo). Já o curta de RTV me decepcionou: péssimos atores, péssima direção, texto muito fantasioso e "edição de vídeo diferente" ridícula. Chega a ser um insulto para quem entende, nem que seja um pouco, de atuação, direção, roteiro e edição (como é o meu caso, mesmo que seja pelos programas mais simples). Respeito o trabalho e acredito nas dificuldades que tiveram, mas me surpreende terem escolhido tal trabalho para ser apresentado a nós. Poderiam ter feito algo muito melhor.
Pra resumir a história: já temos por volta de 5 livros para ler (de tamanho mediado para um livro de conhecimento geral, mas um pouco grandes para conhecimento específico) e temos de lê-los logo, pois os professores disseram que os usarão nas aulas e nas provas, e se não os lermos logo, "dançaremos". Muita lição, já alguns colegas "mais chegados", pressão e frio por causa do ar condicionado. Essa foi minha primeira semana na facul. E não sei por que... Mas sinto como se daqui pra frente fosse só piorar... De qualquer forma, espero ter feito uma boa escolha de curso. Imagina só ter que passar por tudo isso e depois descobrir que não é isso que quero fazer pelo resto da minha vida?

Ei Bárbaro! Não deixe a auto-estima baixar não! E seja bem vindo ao mundo universitário. É realmente desgastante, mas também é muito divertido! E se já tão pegando pesado na primeira semana do primeiro ano, tente imaginar o que estão fazendo conosco na primeira semana do segundo! hahaha
ResponderExcluirBeijos!
"(...)por favor, independentemente de você seguir ou não o meu blog, comente meus posts. Eu gosto de comentários, mesmo que contrários aos posts. Me ajudam a crescer e a me desenvolver como blogueiro amador que sou. E estou precisando de um pouco de auto-estima, porque a minha ta começando a baixar...". Taí o comentário ;D
ResponderExcluirboa bárbaro....mais um na comunicação social igual os dois ai de cima...=D
ResponderExcluirpois é...amigos a tempos e destinos parecidos, dois em JO, um em PP, e agora vc em RTV... tudo no ramo da comunicação e é irônico pq nenhum de nós éramos mais soltos e de falar muito...AHAHAHA
pois é...cá estamos...
mais é isso ae mano...boa sorte na facul...
bom textoo
abração
Aew, pra tu não falar que ninguém posta comentário no teu blog, aqui vai um.
ResponderExcluir