Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Digimon, Digitais, Digimons são Campeões

Omnimon (ou Omegamon no original), Imperialdramon, Gallantmon (ou Dukemon, como eu prefiro), Susanoomon, ShineGreymon, Shoutmon X7 e Arresterdramon. Só eu fiquei decepcionado com design do último digimon?


Olá de novo e novamente após um bom tempo, caros leitores de blog. Sentiram minha falta? Não, sei que não. Mas não importa, o fato é que voltei e esse post é um dos muitos que tinha a intensão de escrever, faltando-me apenas tempo e inspiração. Como hoje eu faltei à faculdade para estudar e acabei meus estudos bem rápido, a inspiração me veio e aqui estou! Não sei se vocês notaram, mas mudei uma coisa no "visual" do blog: a caixa onde fica o texto que vocês leem agora é cinza escura ao invés de preta, como era anteriormente, e uma leitora questionou a cor alegando que dava dor de cabeça. Ótimo! Por favor, se tem algo visualmente incomodo no meu blog avisem-me para que eu faça as devidas mudanças para assim tornar a leitura de vocês o mais agradável possível. Só não prometo escrever sobre assuntos mais legais, é o que vem nessa cabeça maldita que eu tenho que vem pra cá. Quanto à isso não tenho o que fazer, apenas escrever, então comecemos.
Acho que a maioria dos jovens adolescentes da minha idade conhece Digimon, não? Não digo "gostar", digo "conhecer", é bem diferente. Eu lembro muito bem quando Digimon fora lançado, isso é, a primeira das 6/7 sagas existentes. Foi logo após o lançamento de Pokémon (aqui no Ocidente, não sei como foi lá no Oriente)
e eu, como devoto de Pokémon que era, achei um absurdo lançarem um desenho animado (eu não chamava de anime na época) com nome e temática tão parecida. Achei um desrespeito para com os fãs do Pokémon e declarei ódio ao Digimon. E agora, anos depois, venho a vocês dizer que, apesar dos apesares, prefiro, em termos de anime, Digimon à Pokémon. Estranho, não?
Bom, mas não estou aqui para falar de toda a trajetória do Digimon. Daremos um salto no tempo e nos concentremos nas últimas sagas, que acabaram há poucos dias no Oriente, sagas essas que acompanhei semanalmente. Ah, para que ninguém seja confundido no meio da leitura, darei nome aos bois, isso é, colocarei os nomes originais das sagas:
-Digimon 1 - Digimon Adventure
-Digimon 2 - Digimon Adventure 02 (lê-se Digimon Adventure Zero Two)
-Digimon 3 - Digimon Tamers
-Digimon 4 - Digimon Frontier
-Digimon 5 - Digimon Data Squad
-Digimon 6 - Digimon Xros Wars
-Digimon 7 - Digimon Xros Wars - The Young Hunters Who Leapt Through Time (em japonês: Toki wo Kakeru Shounen Hantā-tachi). Apelidarei essa de Digimon Xros Wars II, que foi como foi mais conhecida.
Pronto, agora devidamente nomeados, poderei discorrer sobre eles e sobre o final de Digimon Xros Wars II, que aconteceu nesse 25 de Março.
A meu ver, Digimon deveria ter acabado em sua 4ª edição, Digimon Frontier. Digo-lhes o porque numa pequena sequência temporal: Digimon Adventure nos mostrou o universo dos digimons, introduziu-nos a história. Sua sequência, o Zero Two, foi uma evolução da história, contando com a participação de personagens de sua antecessora. A partir de Digimon Tamers temos uma nova perspectiva no mundo digimon, completamente desvinculada das duas antecessoras, que nos apresentou a "fusão" do digimon com seu digiescolhido. Essa fusão foi o mote de Digimon Frontier, sendo a única das sagas onde não há digiescolhidos e digimons, mas sim digiescolhidos digimons: os próprios garotos humanos utilizam espíritos digimons antigos e se transformam neles. Assisti a maioria dos episódios dessas 4 sagas (a saga que menos assisti de todas foi a Tamers, nem sei como acaba), então eu sei de onde começa e pra onde vai cada uma das histórias, e eu, criança na época, achava que acabara ali, na "fronteira final", parafraseando Star Trek. Eis que eu, poucos anos atrás, vejo a 5ª saga. What? E agora, o que é? E resolvi assistir.
Para meu espanto, a saga não tem muito de original: sua temática principal bebe na temática de Digimon Tamers e o digimon do personagem principal é um Agumon, que é o digimon do principal da saga Adventure, só que com algumas faixas nos braços e evoluções diferentes. Mesmo não agradado com tais "semelhanças", assisti a série até o final e foi uma série bem padrão, sem nada de extremamente extraordinário nela. Não muito depois, surge Digimon Xros Wars. Ai meu Deus, e agora? A saga então era original, totalmente diferente de suas antecessoras, mas a "evolução" dos digimons se davam através da junção entre eles, num "encaixe de partes". Pronto, é um digimon lego-transformers! Apesar de acompanhar a saga com toda essa frustração, ela conseguiu me conquistar. Batalhas e colocações excelentes, surpreendendo-me bastante no final (apesar da nomeação final fraca). A saga dobrou-me, e achava que acabava por aí, mas no último episódio já era anunciada uma sequência com personagens da saga que acabara. Oba! Mais Xros Wars! E foi a partir daí que veio a decepção...
Digimon Xros Wars II começa com o novo personagem principal ganhando um "digivice" EXATAMENTE IGUAL ao do principal da saga anterior. Aí já não gostei como um todo, pois independentemente da sequencia ou da saga, houveram mudanças do design dos divices e sempre havia apenas um de cor vermelha: do líder, do principal, e no Xros Wars II haviam dois vermelhos idênticos! WHAT THE FUCK!? A partir daí foi de mal a pior: Digimon Xros Wars II também bebe da temática de Digimon Tamers, mas o pior é que como já houveram duas sagas com essa temática, ela ficou gasta e fraca, tendo até possibilidade de expansão devido à ligação com Digimon Xros Wars, que foi pessimamente explorada e mesmo dentro de um número limitado de episódios, não surpreendeu em nada. Os melhores episódios da saga foram os que houveram a participação dos heróis das sagas passadas. Sim meus leitores, os heróis das sagas passadas marcaram presença em Digimon Xros Wars II.
Os últimos 3 episódios da saga foram marcados por batalhas épicas e embates fantásticos com direito a todo mundo aparecer. Pelo menos era isso que eu imaginava ao ver o 1º dos 3 episódios finais, que pra mim foi o melhor deles. Mesmo com a aparição dos heróis lendários, como é colocado no anime, a coisa não vai muito pra cima pois a aparição dele foi muito tardia e pouco explorada, assim como só terem aparecido meia dúzia de personagens das outras sagas que não fossem os principais. Para mim deveria aparecer TODO MUNDO, aí sim seria um final fodelástico com direito à cereja em cima.
Com cenas piegas e coisas muito apressadas, Digimon Xros Wars II deixou muito a desejar para a´última saga do anime. Digo última porque, pelo amor de Deus, todos os heróis apareceram, o que mais vocês vão inventar!?!? Mas sei que não deixarão Digimon morrer, com certeza não, ainda mais se quiserem, inutilmente, competir com Pokémon, que ainda se mantém nas TVs japonesas para impulsionarem vendas de jogos e afins, que a meu ver deverá ser o foco de Digimon no momento: investir em jogos online onde se pode criar um personagem e até um digimon, podendo jogar em qualquer uma das sagas e até transitar entre elas. Seria uma puta jogo e seria bem difícil Pokémon bater isso, visto que a mudança de "sagas" já foi explorada mas de forma bem sutil, e Digimon tem a chance de levar isso a um nível bem maior. Então se quiserem fazer algo grande, produtores, pensadores e afins de Digimon japoneses, façam algo nessa minha linha de pensamento (ou algo diferente disso, sei lá, é só uma ideia), por favor, não façam outra saga. Vocês estarão estragando o final fraco que fizeram. E isso não trará nada de bom a vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário