Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

One Piece of my Life


Como já disse antes (e nunca cansarei de dizer), sou um otaku. Isto é, uma pessoa que gosta de animes, mangas (lê-se "mangás", mas se escreve sem o acento, mas não por causa da nova ortografia) e coisas relacionadas à cultura oriental japonesa. Já vi e vejo vários animes, a maioria bem conhecidos no Japão e alguns também aqui no Brasil: Naruto e sua continuação, Naruto Shippuuden (é um "Naruto Adolescente", para os que não conhecem), Bleach (não, não é alvejante e muito menos o álbum do Nirvana), Fairy Tail, Death Note (um belo thriller policial), Konjiki no Gash Bell ("Zatch Bell" na versão americana), Saint Seiya ("Os Cavaleiros do Zodíaco" no brasileiro, nome que aliás, faz muito mais sentido devido às sequências que vieram), Katekyo Hitman Reborn (seria algo como "Professor Particular Assassino Reborn", não mudando o final porque é o nome de um personagem do anime), Toriko, Cardfight! Vanguard (um outro anime de jogo de cartas), Yu-Gi-Oh! (tento ver né, porque é bem difícil achar alguém que legende) Ao no Exorcist ("O Exorcista Azul", em português. Um excelente anime de temática sobre natural) Digimon e Pokémon. Vi também Trigun, Bucky (uma série antiga mas muito boa), FullMetal Alchemist e a versão de total acordo com o manga, FullMetal Alchemist Brotherhood. Bom, já deu pra perceber que a lista será enorme, não? Mas dentre todos esses animes, existe um, único e especial, que faço questão de dizer "É o melhor!" e guardá-lo para o final da lista, no entanto com posição de destaque na minha preferência: One Piece
Falarei somente dos "Três Maiores" da lista e da atualidade do mundo anime: Naruto, Bleach e One Piece (que não estão nessa ordem em termos de audiência).
Primeiramente, Naruto, o xodó de muitas crianças brasileiras: admito que há alguns anos, quando vi o anime pela primeira vez no Cartoon Network, me encantei, achei muito mágico, cheio de ação e golpes incríveis, e principalmente com uma boa história. Pobre criança idiota fui eu. Digo, com a maior segurança do mundo, que Naruto, apesar de ter suas partes boas, sequências de ação e poderes especiais incríveis, É O ANIME MAIS MAL ESCRITO QUE EU JÁ VI NA MINHA VIDA! O autor da "obra", Masashi Kishimoto, não sabe aproveitar as chances que tem, e por vezes já escreveu uma coisa e depois destruiu o que ele próprio construiu. Isso pra mim, futuro autor de coisas do mesmo gênero (assim espero né...) é um crime que merece cadeia! Ele não se importa com a trama, mas sim a audiência de seu manga (para aqueles que conhecem o anime e o manga, leiam os capítulos 477 e 478, só para vocês terem uma noção do que é a audiência momentânea pra ele). Termino minha análise desta "obra" afirmando a todos uma coisa: eu só assisto essa "porra" (com o perdão da palavra) porque quero ver como acaba, porque pra mim, Naruto já foi destruído há muito tempo pelo próprio autor, agora ele só quer terminar de esmigalhar os pedaços que faltam.
Em seguida, falo de Bleach, um anime pouco conhecido aqui no Brasil mas que tem a suas qualidades: Bleach se baseia em lutas de espadas, as quais são travadas por "almas", e logicamente, existem as "almas más" que devem ser combatidas. Admiro muito o autor, Tite Kubo, e acho que ele fez uma grande obra, no entanto, pessoas reclamam, alegando que Bleach é uma cópia mal-feita do anime Yu Yu Hakusho, série um pouco antiga que tem a mesma temática. Não concordo nem discordo deles pois afinal não vi Yu Yu Hakusho, então vejam os dois e decidam por vocês mesmos. Acho a obra boa, mas o que acaba "ferrando" um pouco com ela é o fato de que as lutas de espada serem longas e duradouras nos capítulos de manga, enquanto que no anime levam poucos minutos, e isso força os animadores a fazerem a velha "enrolation", de modo a aumentar a distância entre anime e manga, o que acaba tornando o anime mais fraco e irritante para quem já conhece o manga (e digo também que a censura japonesa não ajuda em nada, pois cortam muita coisa, que no caso, são decepamentos de membros, só para evitar o choque das crianças japonesas, o que particularmente acho uma grande bobagem). Mas apesar das enrolações, Bleach é um anime que vale a pena assistir, tem alguns traços de comédia no meio e a ação é boa. Recomendo a todos.
Agora falo do meu xodó, o anime One Piece (sim, faço questão de colocar em negrito e com traço embaixo): esse anime, como diz o título do post, faz parte da minha vida. Hoje digo que só tenho um vício: One Piece. Sei muito sobre o anime, discuto teorias com meus amigos que também o curtem, afim, adoro TUDO que é relacionado ao anime. A temática é um tanto quanto inovadora e tem várias doses de humor "escrachado", o que faz o anime mais gostoso de ver e o manga mais gostoso de ler. Atualmente, o anime já passou dos 450 episódios e o manga chega quase em 600 capítulos, e o autor, Eiichiro Oda, fatura MUITO em cima do anime, mas ele não se importa com recordes de venda, de bilheteria nos cinemas, ele só quer nos contar uma boa história, que é um dos motivos do grande sucesso que faz. Digo também que mudou minha vida porque boa parte das inspirações que tenho para minhas histórias vem de One Piece, mas eu não as copio, somente as transformo um pouco e elas se adaptam a mim. As "virtudes" que são defendidas não são muito originais: proteger os amigos, proteger o que lhe é precioso, lutar contra aqueles que fazem mal aos outros e superar a dor para o bem-estar dos que estão ao seu redor; no entanto, são "virtudes" que eu concordo e que também estão presentes na minha história. Resumindo: One Piece, pra mim, é um anime perfeito, ALTAMENTE RECOMENDADO por mim mesmo e por centenas de japoneses, visto que One Piece é o anime mais assistido de todo Japão.
Pra mim anime é coisa séria, deve-se aproveitar a história que se tem em mãos, não simplesmente jogá-la pela janela, deve-se fazer o público curtir, se divertir, se emocionar e se envolver com a história. Eu tento fazer isso com as minhas, mas não sei se consigo já que não são muitas pessoas além de mim mesmo que as lê. No momento não sou um otaku-autor, mas somente um otaku. Mas não fico triste com isso, otaku já está muito bom, e tenho orgulho de fazer parte dessa massa de adoradores de anime-manga, que move o chão da cidade quando algum evento está em andamento, não porque queremos aparecer ou algo assim, estamos só curtindo. Mundo, prazer, nós somos "otakus".

3 comentários:

  1. Ei
    =]
    Eu já sou bem o contrário de vc.. Nunca tive o menor saco pra animes e mangas. Teve uma época em que 99% das crianças eram viciadas em pokémon, e eu ficava puta, porque não entendia nada do que elas conversavam, porque simplesmente detestava o tal do desenho, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Os otakus dominarão o mundo Bárbaro! Lembre-se disso ;D

    ResponderExcluir